sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Natal é na GPS STORE

As festas chegando e você ainda não comprou nem um presente? Então corra para o computador e garanta já um presente na GPS STORE.




Vencedor da promoção Case Hummer da Garmin


O Sorteio foi realizado e o vencedor foi:

Jorge Ventura Ferreira

Por favor entre em contato conosco e passe as informações do seu endereço para que possamos enviar seu premio.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

GPS no auxílio a deficientes visuais



Aplicativo colaborativo
Os estudantes da USP, Renata Claro, Gabriel Reganati e Thiago Silva, desenvolveram um aplicativo chamado Smart Audio City Guide, um sistema de informações geolocalizadas e GPS. Qualquer pessoa que baixar e se registrar no aplicativo poderá enviar e receber informações sobre o local em que está.
As informações são inseridas pelos próprios usuários do app e são variadas: avisos de árvores, buracos, orelhões, postes e outros possíveis obstáculos que são facilmente evitados por quem enxerga, mas podem ser um transtorno para que não os vê.
É possível editar as informações caso haja alguma coisa errada, como um buraco que já foi coberto, mas ainda consta como um obstáculo perigoso no sistema. “É uma rede colaborativa, como a Wikipedia, por exemplo; o esquema seria o mesmo: será possível editar uma marcação ou até mesmo denunciá-la. Como para participar os usuários deverão ser registrados, você poderá ser banido se gravar informações falsas que atrapalhem o usuário”, diz Renata Claro.
O aplicativo ainda não foi finalizado e não está disponível para download, mas o grupo pretende liberá-lo até o fim do ano, e diz que já ter obtido resultados excelentes em ambiente controlado.
“Queremos integrar os pontos para que, como se fosse um GPS, a pessoa possa fazer rotas e até localizar outros usuários ao redor”, diz Gabriel Reganati. “Às vezes, o deficiente visual tem dificuldades para fazer integração social; assim, o aplicativo facilitaria essa troca de mensagens”.
Óculos de Lego com GPS e sonar
Alunos do colégio Sesi da capital São Paulo criaram um óculos com sonar, que apita quando algum obstáculo está por perto, e GPS, para auxiliar na localização. O protótipo do projeto foi apresentado no 4º Torneio Sesi-SP de Robótica First Lego League, que ocorreu nos dias 14, 15 e 16 deste mês.
Para fazer o sonar, os alunos estudaram o comportamento dos morcegos por algum tempo. Eles descobriram que já havia sido criado um par de óculos com GPS, mas não com um sonar incluso, como o que eles fizeram.
O objeto, segundo os alunos, servirá para auxiliar idosos a se localizarem e terem mais liberdade, além de também poder ser usado por pessoas com deficiência visual.
Os adolescentes calculam que o custo para produção do aparelho em massa varie de R$ 60,00 a R$ 120,00.